Saiba como se proteger da insolação

Nessas férias em pleno verão, a insolação pode causar muitos transtornos à sua saúde. Descubra se protetor solar, alimentação e bebida alcoólica ajudam ou atrapalham a prevenção

Caique Silva

A insolação ocorre quando há um exposição exagerada a um ambiente muito quente e seco, como ficar horas sob o sol quente | <i>Crédito: Shutterstock
A insolação ocorre quando há um exposição exagerada a um ambiente muito quente e seco, como ficar horas sob o sol quente | Crédito: Shutterstock

Antes de descobrir as formas de se proteger da insolação, é necessário saber: O que é a insolação?

é um mal-estar decorrente da exposição prolongada ao sol intenso ou ao calor. Os sintomas mais frequentes são desidratação, queimaduras de peledor de cabeça, tontura e febre. Nos casos mais graves, pode ocorrer perda de consciência.

Embora nosso organismo tenha, na sudorese, um mecanismo de defesa contra a febre (devido à evaporação do suor provocar perda de calor e consequente redução da temperatura corporal), quando ocorre insolação a temperatura corporal aumenta rapidamente e o mecanismo da transpiração falha, portanto o corpo fica incapacitado de se resfriar.

Ficar embaixo do guarda-sol ajuda a evitar insolação?

A exposição direta e prolongada ao sol é o principal fator desencadeante da insolação. Ficar na sombra, portanto, ajuda a evitar a insolação, mas vale lembrar que apenas esse cuidado pode não ser suficiente para prevenir a insolação, já que o calor também causa o problema.



Se eu quiser ficar no sol, mas bebendo líquidos, irei evitar o problema?

É verdade que a ingestão de líquidos previne a desidratação e deixa o corpo melhor preparado para enfrentar o sol e o calor. A insolação é causada, principalmente, pela exposição excessiva ao sol. Portanto, é preciso ter cuidado tanto com a hidratação quanto com o tempo de exposição solar. Médicos recomendam evitar o sol no período das 10 às 16 horas do dia.



Para me manter hidratado e longe da insolação, posso ingerir bebida alcoólica?

Bebidas alcoólicas aceleram a desidratação. Elas fazem com que o corpo fique debilitado e mais vulnerável à insolação. Modere no consumo de álcool, principalmente em dias de praia e piscina com sol escaldante.



Quem passa protetor solar direito está livre da insolação?

O uso de protetor solar ajuda a prevenir a insolação, além de ser essencial para evitar o câncer de pele. O protetor solar evita a queimadura da pele, um dos motivos para o aquecimento do corpo. Mas, mesmo com esse cuidado, há risco de ter o problema se a pessoa ficar exposta por um tempo muito longo no sol e no calor.



Para prevenir a insolação:

O uso de roupas claras e de tecidos leves (como algodão) facilitam a transpiração e o controle da temperatura do corpo. Com isso, as chances de sofrer com o calor e a insolação são menores.



A falta de alimentação adequada:

Alimentos são a fonte de energia para o organismo funcionar corretamente, evitando complicações. Uma vez que a pessoa tem uma dieta pobre em alguns nutrientes, o corpo não tem energia suficiente para lidar com situações diversas, entre elas o calor excessivo. É recomendada a ingestão de água, suco de frutas e água de coco e uma alimentação leve com frutas e verduras durante o verão.

 

09/01/2017 - 17:35

Conecte-se

Revista Viva Mais