Regime para perder 5kg em uma semana

Confira dois cardápios para conquistar resultado bem rapidinho. Com um deles você dispensa atividade física. Com o outro, seca até 5 kg em apenas uma semana!

Marília Medrado

Perca peso rapidinho | <i>Crédito: Shutterstock
Perca peso rapidinho | Crédito: Shutterstock
Aquela festa incrível está chegando, mas o zíper do vestido insiste em não fechar... Calma, nada de arremessá-lo longe ou desistir de ir ao evento. Na última matéria da série baseada no livro A Melhor Dieta para Você, da autora e jornalista Caroline Jones, selecionamos dois planos para quem deseja resultados rápidos, um deles é a clássica Dieta Dukan e o outro o regime da sopa de repolho. Entenda como funciona cada cardápio, as vantagens e riscos de cada um deles, e prepare-se para o zíper subir e você brilhar na festa!

DIETA DA SOPA DE REPOLHO: MENOS 4,5 KG EM 7 DIAS
COMO FUNCIONA
Durante apenas uma semana, você consome sopa de repolho à vontade e alimentos específicos, como frutas, verduras, legumes, leite desnatado e carne, a cada dia. Beba muita água e evite álcool.
Segundo Caroline, as versões da receita variam um pouco. “Mas sempre inclui repolho, e outros legumes de baixa caloria, como cebola, aipo, cenoura, pimentão, tomate. O tempero? Caldo de carne e suco de tomate", diz ela.
Atenção: a dieta não deve ser seguida por gestantes e lactantes.

RECEITA DA SOPA
Ingredientes:
• 6 cebolas grandes picadas • 2 pimentões verdes picados • ½ repolho picado • 3 cenouras picadas • 2 latas de tomate (em cubos ou integral) • 280 g de cogumelos picados • 1 maço de aipo picado • Para temperar, use 1 pacote de sopa de cebola ou 1 ou 2 cubos de caldo de carne ou frango (opcional) ou tempero à gosto (pouco ou nenhum sal, pimenta...)
Modo de preparo:
Refogue a cebola. Depois, jogue o pimentão e o refogue por 1 min. Acrescente o repolho, a cenoura, o aipo, os cogumelos e os tomates. Tempere. Cubra com 12 xícaras (chá) de água, tampe e cozinhe até que os vegetais ficarem macios.

ATIVIDADE FÍSICA
“Não há plano de exercícios para acompanhar a dieta”, diz Caroline.

PORQUE DÁ CERTO
“É quase um jejum modificado, pois são consumidas tão poucas calorias que seus seguidores acabam emagrecendo muito e rapidamente. Porém, a maior parte do peso inicial perdido é de líquido, não gordura”, diz Caroline. Segundo a nutricionista Roseli Ueno, a dieta deve ser seguida por uma semana apenas. "Apesar da sopa ser rica em fibras, que dão saciedade, ter antioxidantes e vitaminas, regimes restritivos levam à privação de nutrientes, como carboidratos, proteínas e vitaminas, essenciais para o bom funcionamento do organismo e para prevenção de doenças. Evite o uso de caldos prontos, fazê-los em casa é mais saudável”, avisa Roseli. A sopa de cebola tem muito sódio. Se utilizá-la, não use sal na receita. Se sentir fraqueza, dor de cabeça, visão turva ou tontura, procure um médico.

MODELO DE CARDÁPIO
DIA 1: sopa de repolho à vontade + frutas (exceto banana).
DIA 2: sopa de repolho à vontade + legumes (evite milho e feijão). Jantar: 1 batata cozida (com a casca) com manteiga. Zero fruta.
DIA 3: sopa de repolho à vontade + frutas e legumes (exceto banana e batata).
DIA 4: sopa de repolho à vontade + leite desnatado e até 8 bananas.
DIA 5: sopa de repolho à vontade + 600 g de carne ou frango sem pele + 6 tomates.
DIA 6: Sopa de repolho à vontade + carne e legumes à vontade (exceto batata).
DIA 7: sopa de repolho à vontade + um pouco de arroz integral e legumes.
Prós
É fácil de seguir, pois não é preciso contar calorias, não há programa de exercícios ou mudanças de estilo de vida. É uma dieta bem econômica e os resultados são rápidos.
Contras
Como não há mudança nos hábitos alimentares, existe o risco de você recuperar rapidamente os quilos perdidos. A grande quantidade de repolho ingerida provoca gases.

DIETA DUKAN
COMO FUNCIONA
Ela é estruturada em quatro fases: duas para emagrecer (Ataque e Cruzeiro) e duas para estabilizar o peso (Consolidação e Estabilização). Com a promessa de “coma o quanto quiser”, desde que sejam os alimentos autorizados. O cardápio é rico em proteínas e pobre em carboidratos.
■ Fase 1 – Ataque: consuma só proteínas à vontade, como carnes magras, aves, peixes, frutos do mar, ovos, laticínios magros. Beba ao menos 1,5 litro de água e coma 1 e 1/2 col. (sopa) de farelo de aveia por dia. A fase pode durar de 1 a 7 dias. Quem quer secar mais, passa mais tempo nela. “Pode-se perder até 3 kg em cinco dias”, diz Pierre Dukan, autor da dieta. Porém,
os obesos perdem até 5 kg nesse período!
■ Fase 2 – Cruzeiro: às proteínas, soma-se 28 vegetais, sem limitação de quantidade. Alterna-se dias de proteínas puras com dias de proteínas com legumes até chegar ao peso desejado. Coma 2 col. (sopa) de farelo de aveia por dia. Perde-se, em média, 1kg por semana.
■ Fase 3 – Consolidação: a meta é evitar o efeito sanfona e consolidar o novo peso. Aos alimentos da fase 2, acrescenta-se pão integral, frutas, queijo, farináceos, além do consumo de 2 e ½   col. (sopa) de farelo de aveia por dia. Às quintas, coma só proteínas. Além disso, você tem direito a uma refeição de gala por semana e pode comer o que quiser, mas sem repetir o prato. Essa fase dura dez dias para cada quilo perdido.
■ Fase 4 – Estabilização: Você se alimenta seis dias por semana normalmente, mas segue três regras básicas: consumir 3 col. (sopa) de farelo de aveia por dia, comer apenas proteínas às quintas e se exercitar.

EXERCÍCIOS
Nas fases 1 e 4, caminhe 20 min. por dia; Na 2, meia hora; Na 3, 25 min.

POR QUE DÁ CERTO
Segundo Dukan, a assimilação da proteína pelo corpo leva a um forte gasto calórico. "Para ele, ao processar a proteína, você queima mais calorias do que com qualquer outro alimento. Isso torna o emagrecimento inevitável e rápido”, diz Caroline.
Prós 
O emagrecimento rápido é um incentivo e tanto para se manter firme e forte no regime. Não é preciso contar calorias nem pesar os alimentos ingeridos.
Contras
No começo, você pode ter mau hálito, boca seca, cansaço, insônia e náusea pela falta de carboidratos. A ausência de grãos, frutas e verduras nas fases iniciais pode causar prisão de ventre.

07/03/2017 - 08:00

Conecte-se

Revista Viva Mais