Os melhores exercícios de pilates na bola

Barata e simples, a bola é um acessório benéfico para as aulas de pilates

Redação Viva! Mais

Você só precisa de uma bola para fazer esses exercícios | <i>Crédito: Shutterstock
Você só precisa de uma bola para fazer esses exercícios | Crédito: Shutterstock
O método Pilates é composto de exercícios feitos em equipamentos e no solo (Mat Pilates). O uso da bola nas aulas pertence ao Pilates contemporâneo e não ao Pilates clássico, criado por Joseph Pilates.
A bola serviu como um acessório introduzido nos exercícios originais do método. Ou seja, baseado nos exercícios originais se adicionou a bola para dar maior grau de dificuldade nos exercícios, gerando também maior recrutamento muscular. A bola passa a ser um acessório de resistência e de muito treino de equilíbrio e estabilidade.
É um acessório ideal para qualquer faixa etária, pois ele possibilita usar tanto o exercício para treino de equilíbrio, para crianças na coordenação motora, como também para treino de equilíbrio para idosos, por exemplo. O que mudará é o nível do exercício que será selecionando pelo instrutor dependendo do perfil e nível de habilidade motora do aluno.
O uso da bola é além de um acessório lúdico, é um acessório que gera fortalecimento muscular, já que é uma resistência tanto para membros superiores, quanto para membros inferiores. Dessa forma, quanto maior o diâmetro e peso da bola, mais resistente ficará os exercícios, gerando maior força muscular.
Ela é um excelente acessório para treinar a estabilidade da coluna, visto que é totalmente instável. Assim, o seu uso deverá ser com a orientação do instrutor de Pilates para prevenir lesões, pois apesar da bola ser extremamente usado e muito popular, também tem riscos de lesão, por isso é importante o acompanhamento do professor, para um aula dinâmica, eficaz e descontraída, usando todos os princípios do método com: respiração, concentração, controle e fluidez.
Agora aproveite a sequência de 6 exercícios de pilates com bola que geram ganho de força e flexibilidade e contemplam todos os grupos musculares.

30/04/2017 - 07:30

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