O regime das apressadas que seca até 5 kg por mês

Realizado em duas fases, o método foi desenvolvido para quem tem rotina agitada e precisa de um cardápio fácil de seguir, capaz de garantir energia de sobra

Marília Medrado

Dá pra levar uma vida corrida e perder peso ao mesmo tempo | <i>Crédito: Shutterstock
Dá pra levar uma vida corrida e perder peso ao mesmo tempo | Crédito: Shutterstock
Para emagrecer com uma vida corrida só mesmo com um cardápio prático e capaz de garantir energia. Se você não para um minuto, a Dieta do Índice Glicêmico, do pesquisador Rick Gallop, foi feita para você. “Para o programa, a melhor maneira de controlar a fome e consumir menos calorias é ingerir alimentos com baixo índice glicêmico”, diz Caroline Jones, autora de A Melhor Dieta para Você. A seguir, veja como colocá-la em prática para perder até 5 kg em apenas um mês.

COMO FUNCIONA
O segredo para emagrecer é manter os níveis de insulina reduzidos. Para isso, você deve comer alimentos com baixo índice glicêmico, como pães e massas integrais, e evitar os com alto IG, como batata, arroz branco, farinhas brancas, grãos refinados e os produtos industrializados. “Comidas com IG reduzido e poucas calorias – principalmente pobres em açúcar e gordura –, é o pulo do gato da Dieta do Índice Glicêmico”, garante Gallop.

Alimentos com IG alto são metabolizados rapidamente e transformados em açúcar no sangue. Para dar conta desse pico de glicose, o hormônio insulina entra em cena e, segundo Gallop, age em duas frentes: 1) transfere o açúcar do sangue para dentro das células, onde ele é usado ou armazenado sob a forma de gordura. 2) impede que a gordura corporal seja convertida em glicose para ser queimada, um prato cheio para surgirem os pneuzinhos. Além disso, o sobe e desce de açúcar no sangue aumenta o apetite. Já os de baixo IG são metabolizados de forma lenta e prolongam a sensação de saciedade. Bingo!

A dieta é dividida em duas fases e os alimentos são classificados nas cores do sinal de trânsito:

Fase 1: adeus quilos extras! As refeições e lanches devem conter só os alimentos de sinal verde. Abuse das hortaliças. “As porções de carne e peixe recomendadas são de cerca de 115 g; de massas cozidas, 3/4 de xícara (chá); de arroz cozido, 2/3 de xícara (chá)”, diz Gallop. Use adoçante e evite bebidas alcoólicas e com cafeína. Além disso, coma a cada três horas. A fase pode durar de três a seis meses.

Fase 2: a meta é manter o peso e seguir com o novo cardápio para sempre. “É hora de fazer pequenos ajustes nas porções e acrescentar alimentos de sinal amarelo. Porém, os fundamentos da Fase 1 continuam invioláveis”, diz Gallop. É permitido até dois quadradinhos de chocolate amargo (60% a 70% de cacau) e pode tomar uma taça de vinho tinto diária no jantar.,

ATIVIDADE FÍSICA
Não é fundamental se exercitar na fase 1. Já na 2, pratique meia hora de atividades, como caminhar rapidamente. “Sugiro uma hora, três vezes por semana”, diz Ana Paula Santos, nutricionista.
POR QUE DÁ CERTO
“Essa dieta é fácil de seguir e não deixa ninguém faminto. Ela inclui uma combinação de alimentos que prolongam a sensação de saciedade e são de baixa caloria”, afirma Gallop. “Ela é prática porque os alimentos são simples de achar e de ingredientes fáceis de combinar”, completa Ana.

CARDÁPIO DA FASE 1 (MODELO)
Segundo Gallop, dá para perder até 5 kg por mês com a dieta. A pedido da VIVA!, a nutricionista
Ana Paula Santos elaborou um cardápio para você chegar lá!
CAFÉ DA MANHÃ • Mingau de aveia (150 ml de leite desnatado + 2 col. (sopa) de aveia em
flocos + canela + 1 maçã ralada. Leve ao fogo até engrossar) + 100 ml de café descafeinado
LANCHE • 1 laranja
ALMOÇO • 1 prato com salada de alface com azeitonas + refogado de vagem com cenoura
e couve-flor + 1 filé de pescada branca ensopado com tomate, cebola e coentro + 1 col. (sopa) de azeite
LANCHE • 1 pote de iogurte desnatado natural batido com 1 maçã + 1 col. (sopa) de aveia em flocos grandes
JANTAR • 1 prato com legumes cozidos no vapor (cenoura, brócolis, abobrinha e berinjela) + 1 col.(sopa) de azeite, gotas de limão e orégano + 1 omelete de 2 ovos (cebola, salsinha e tomate)
LANCHE • 1 pera picada e cozida com gotas de limão, 2 cravos-da-índia e uma pitada de canela

05/03/2017 - 08:09

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