Emagreça 15kg em um mês com essse novo método

Que tal reeducar o seu sistema nervoso para reagir de outra forma quando bater aquela fome?

Redação Viva! Mais

O método 5s promete enxugar as gordurinhas | <i>Crédito: Shutterstock
O método 5s promete enxugar as gordurinhas | Crédito: Shutterstock
Manter uma alimentação saudável e conquistar a silhueta ideal pode parecer um desafio e tanto. Mas, e se a solução para acabar com os quilinhos a mais estiver no cérebro? É o que defende o método de emagrecimento 5S. Aliando reeducação alimentar e cuidados estéticos, o método tem base em cinco técnicas que têm o objetivo de reprogramar o hipotálamo, um pequeno órgão do sistema nervoso que controla a fome, a sede e o consumo de energia.
 
Segundo um estudo publicado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2009 e confirmado por pesquisas americanas em 2012, o cérebro de pessoas obesas funciona de forma diferente se comparado ao de pessoas magras, tendo como característica uma inflamação no hipotálamo – que ocorre quando há consumo exacerbado de gordura saturada. Os resultados abriram novas perspectivas terapêuticas e permitiram o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes contra a obesidade, como o 5S.
 
O estudo afirma que, no longo prazo, o excesso na ingestão de alimentos ricos em gordura saturada provoca essa inflamação do hipotálamo, que passa a não conseguir fazer a leitura correta da leptina, hormônio  produzido pelas células gordurosas e responsável por emitir a sensação de saciedade. Com o sistema neural descontrolado e sem sinais de saciedade, as pessoas passam a comer compulsivamente e, com o tempo, tornam-se obesas. Além da inflamação, os estudos revelaram a morte de neurônios.
 
Da frustração à inspiração
Após uma experiência com obesidade grau 2 e inúmeras tentativas frustradas de emagrecer, a fisioterapeuta dermato-funcional e docente Edivana Poltronieri fez uma pesquisa baseada em diversos estudos científicos e, a partir de suas conclusões, iniciou em si mesma – que àquela altura pesava mais de 90 quilos tendo apenas 1,56 de altura – um tratamento que aliava reeducação alimentar e ingestão de produtos naturais manipulados, que estimulavam a desinflamação do hipotálamo. Quando começou a perder peso, percebeu que suas teorias estavam corretas. Estava criado o método 5S. Edivana afirma que o tratamento mudou a sua vida. “Emagreci 24 quilos em três meses e desde então consigo manter o peso. Conquistei o corpo que buscava em quase toda a vida adulta e de maneira saudável, sem medicamentos ou cirurgia”.
 
Os 5 segredos e suas fases
Segundo a especialista, os cinco pilares do Método de Emagrecimento 5S são: reeducação alimentar, suplementação de vitaminas e minerais com uso de nutracêuticos, tratamento estético desintoxicante, reprogramação do hipotálamo por meio da ação anti-inflamatória dos ômegas 3 e 9  e terapia em grupo com acompanhamento multidisciplinar de profissionais de nutrição e psicologia. Após uma avaliação corporal, determina-se a quantidade de peso a ser eliminada e então o paciente é submetido a um processo dividido em três etapas:
 
1. Redução de peso – Na primeira fase do tratamento, o objetivo é normalizar as taxas de insulina, diminuir a massa gorda e preservar a massa magra do paciente;
2. Manutenção – Na segunda etapa o paciente aprende a manter o peso perdido. Neste momento é feito o acompanhamento da fase intermediária da reprogramação hipotalâmica;
3. Reeducação alimentar – A última fase se baseia na reintegração do paciente à rotina, com acompanhamento e reforço dos novos hábitos adquiridos adquiridos durante o processo.
O método 5S é indicado para homens e mulheres que estejam acima do IMC adequado e promete proporcionar a diminuição da massa gorda e visceral, ao mesmo tempo em que preserva a massa magra no corpo. A duração é de cerca de 90 dias e, segundo sua criadora, os pacientes podem emagrecer entre 10 e 15 quilos em um mês.

20/03/2017 - 07:00

Conecte-se

Revista Viva Mais