Descubra os alimentos que te ajudam a dormir melhor

Alimentos ricos em triptofano, como leite, combinados com alimentos fontes de carboidratos, como torradas, colaboram para que seu sono seja mais tranquilo

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Leite e derivados ajudam na produção da serotonina, um neurotransmissor que favorece o relaxamento | <i>Crédito: Shutterstock
Leite e derivados ajudam na produção da serotonina, um neurotransmissor que favorece o relaxamento | Crédito: Shutterstock

Dormir bem é um desafio e o brasileiro está entre os povos que dormem menos. De acordo com pesquisa publicada no website Sciense Advances (2016), temos como hábito cerca de sete horas e meia de sono por noite, o que está abaixo da média dos 20 países pesquisados. O país com pior classificação foi Cingapura, com sete horas e vinte e quatro minutos. A maior classificação ficou com a Holanda – oito horas e dezesseis minutos de sono. Fatores como problemas familiares e financeiros, estresse e dificuldade de se desligar de aparelhos eletrônicos são apontados como as principais razões para noites mal dormidas.

A alimentação equilibrada é uma das alternativas para ter uma noite tranquila, explica a nutricionista Aretha Magalhães. E a ceia, aquele lanchinho algumas horas após o jantar, pode ser uma ótima ajuda. Alimentos fonte de triptofano, como leite e derivados, ajudam na produção da serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, favorece o relaxamento e induz naturalmente ao sono. Para o triptofano atuar de forma mais eficiente é preciso que seja consumido combinado com alimentos fontes de carboidrato, como torradas, pois o carboidrato ajuda a melhorar a disponibilidade de triptofano para síntese de serotonina. “Torrada com margarina ou geleia e leite morno com canela é um ótimo exemplo de lanche noturno para ajudar no sono”, diz Aretha.


 Confira outras dicas da nutricionista para dormir bem a noite inteira:

  •  Crie uma rotina e procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;
  •  Modere o uso de aparelhos eletrônicos perto do horário de dormir;
  • Pratique alguma atividade física;
  • Invista em técnicas de relaxamento e respiração.

 

 

26/05/2017 - 17:23

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