Descubra a fruta que é tiro e queda na prevenção de infecções urinárias

Rica em fibras, faz bem para o estômago e o intestino e dá pra encontrar em cápsulas!

Redação Viva! Mais

O cranberry possui polifenóis, que protegem o coração e reduzem o colesterol ruim | <i>Crédito: iStock
O cranberry possui polifenóis, que protegem o coração e reduzem o colesterol ruim | Crédito: iStock

Aquela dorzinha ao urinar, que pode ser sintoma de infecção urinária, assim como o aumento da frequência de idas ao banheiro, são bastante desconfortáveis, a gente sabe. Pode se tratar de um quadro infeccioso, que ocorre em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e uretere – e a melhor atitude a tomar quando isso acontece é procurar um médico de confiança. As mulheres sofrem ainda mais e precisam ter cuidado redobrado, uma vez que sua uretra é mais curta, o que facilita que as bactérias alcancem a bexiga.

A boa notícia é que algumas medidas podem evitar o problema, como é o caso da ingestão diária de cranberry, fruto original da América do Norte de reconhecido valor nutritivo, antioxidante e antibacteriano.

De acordo com nutricionistas e ginecologistas, a fruta é rica em antioxidantes fenólicos, o que ajuda a combater infecções do trato urinário – após um ano de consumo de insumos à base do fruto, a incidência de infecções urinárias é reduzida em 35%.

A farmacêutica Helaine de Lima explica que o cranberry é bastante ácido, rico em proantocianidina, 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E e tem força para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga. Confira os principais benefícios do Cranberry, de acordo com ela:

 - Combate cistites e infecções urinárias;

- Contém vitaminas A, C e D, antocianina, flavonoides e fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Também possui polifenóis, que protegem o coração e reduzem o colesterol ruim;

- É rico em fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino;

- Protege o estômago, pois as proantocianinas podem impedir a fixação da bactéria Helicobacter pilory, causadora de gastrite e úlcera, da mucosa estomacal.

Onde encontrar
No Brasil, é muito difícil encontrar a fruta in natura. Você acha cápsulas e pó de Cranberry que tem o mesmo efeito da fruta por um preço que varia de R$ 15 a R$ 30 em média. 

01/06/2017 - 09:51

Conecte-se

Revista Viva Mais