Conheça os alimentos aliados da redução de peso

Nutricionista mostra combinações poderosas que aceleram o metabolismo e aumentam a saciedade

Redação Viva! Mais

Há alimentos que fazem o metabolismo trabalhar em um ritmo ainda mais acelerado | <i>Crédito: Shutterstock
Há alimentos que fazem o metabolismo trabalhar em um ritmo ainda mais acelerado | Crédito: Shutterstock

Para a nutricionista Natasha Terra, existem dois caminhos para tratar o excesso de peso: reduzir a quantidade de calorias ingeridas e aumentar o gasto energético! Para fazer isso, uma alimentação saudável e a prática de exercícios é essencial. Mas não é qualquer alimento: a especialista destaca que determinados itens podem ser importantes aliados no processo de emagrecimento e na manutenção de um peso desejável. “Esses alimentos atuam na aceleração do metabolismo, que é a queima de gordura, no aumento do período de saciedade entre as refeições e no controle do apetite”, explica Natasha. 

Por que essa lista de alimentos é tão essencial? Em geral, toda comida demanda energia do corpo para completar as etapas de digestão. Porém, há alimentos que fazem o metabolismo trabalhar em um ritmo ainda mais acelerado e, por isso, podem estimular um gasto de até 10% a 15% do valor calórico total. Estes são chamados alimentos termogênicos.

Veja a lista de alimentos que queimam mais calorias

Pimenta vermelha;

Café;

Gengibre;

Pó-de-guaraná;

Cacau;

Canela;

Chá verde;

Kiwi;

Brócolis;

Linhaça.

Além dos termogênicos, existem alimentos que possuem uma capacidade de gerar maior saciedade entre as refeições, o que ajuda no controle do peso e faz com que a pessoa se alimente em menores quantidades. Segundo Natasha, alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis auxiliam no emagrecimento, na manutenção de um peso saudável, na redução da absorção de gorduras e açúcares e ainda auxiliam no bom funcionamento intestinal.

Veja a lista de alimentos que acabam com a sua fome dando maior saciedade

Pães integrais;

Aveia;

Linhaça;

Abacate;

Castanhas;

Frutas;

Carnes magras;

Laticínios desnatados;

Folhas verdes.

Lanchinhos estratégicos e atividade física

Outra estratégia para a manutenção do peso, segundo a nutricionista, é realizar lanches intermediários (entre as refeições). “É importante para manter o metabolismo ativo e estimular a queima de gordura. Mas, caso for uma pessoa que não sente muita fome nos intervalos, não é obrigatório comer. Os lanches só irão fazer com que mantenha o apetite controlado durante o dia”, informa Natasha. Para aqueles que sentem mais fome nos intervalos entre as refeições, é interessante quem comam alimentos que proporcionam maior saciedade, ricos em fibras e gorduras saudáveis. “Comer de 3 em 3 horas pode ser interessante para algumas pessoas e não ser para outras, depende do estilo de vida e dos hábitos alimentares de cada um”, complementa.

Natasha lembra que outra questão importante no emagrecimento é o papel do exercício físico. “O exercício promove mudanças hormonais e a manutenção da massa magra. É um grande aliado do metabolismo em repouso, formando o ‘casamento perfeito’ entre alimentação e exercício físico”, finaliza a nutricionista. 

 

15/05/2017 - 16:52

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