Cirurgia de redução de estômago pode prejudicar saúde bucal

Bariátrica tem efeitos indesejados

Redação Viva! Mais

A cirurgia bariátrica não é só feita de benefícios | <i>Crédito: Shutterstock
A cirurgia bariátrica não é só feita de benefícios | Crédito: Shutterstock
Deixar a obesidade de lado, conquistar o corpo dos sonhos, recuperar a auto-estima e a saúde são alguns dos desejos de quem opta por passar por uma cirurgia bariátrica. Muito se ouve falar da importância de que o procedimento seja realizado por paciente que faça um acompanhamento psicológico para que os efeitos da cirurgia possam ser bem assimilados e realmente trazer benefícios aos paciente operado. Mas você sabia que também são necessários cuidados com a saúde bucal?
 
Um estudo realizado por profissionais da Universidade de Campinas (UNICAMP) constatou que a cirurgia bariátrica pode ter impacto negativo na saúde bucal. De acordo com a pesquisa, pacientes que passaram pelo procedimento apresentaram maior incidência de cáries, erosão dental, lesão nos tecidos moles e boca seca. Por isso, a entidade defende a participação de um profissional de odontologia na equipe multidisciplinar que apóia esses pacientes no pré e no pós-operatório.
 
A maior incidência de cárie, por exemplo, se deve à maior exposição dos dentes aos ácidos vinculados aos episódios de vômitos, bem como um alto percentual de necessidade protética. Além disso, é importante que esse profissional possa orientar o paciente quanto à importância da mastigação no pós-operatório, uma vez que a capacidade gástrica está reduzida. Muitas vezes, é somente nesse momento que o paciente percebe que tem uma necessidade de prótese dentária.

05/05/2017 - 18:19

Conecte-se

Revista Viva Mais