Adivinhe: qual a fruta ajuda a combater o colesterol e é boa para diabéticos?

Ela também reduz riscos de doenças como osteoporose e pedras na vesícula. Veja outros benefícios

Redação Viva! Mais

E ela ainda pode ser utilizada no preparo de doces e geleias e até como chá, que pode ser útil no auxílio da digestão | <i>Crédito: iStock
E ela ainda pode ser utilizada no preparo de doces e geleias e até como chá, que pode ser útil no auxílio da digestão | Crédito: iStock

Sempre tem alguma fruta de época. E agora é a hora e a vez da tangerina! Conhecida também como mexerica e bergamota, ela é fonte de cálcio e vitaminas A, B e C. A fruta também ajuda a baixar o colesterol e reduz riscos de doenças como osteoporose e pedras na vesícula.


De acordo com a nutricionista Adriana Pantaleão, a tangerina possui um antioxidante, chamado Nobiletina, que controla e impede a elevação do colesterol, prevenindo, assim, doenças cardiovasculares como arteriosclerose e o AVC. E é uma excelente fruta para diabéticos, já que seu consumo não aumenta as taxas de glicose no sangue. "Para se beneficiar da tangerina na melhora do trânsito intestinal e no controle do diabetes do tipo II, deve-se consumir com o bagaço, pois essa é a parte rica em fibras, que forma um gel no intestino, retendo parte do sódio, gordura e glicose da alimentação, e é eliminado nas fezes", explica a especialista.


Outra dica da nutricionista é aproveitar a casca da fruta. "A casca da tangerina é rica em vitaminas B1, B2, A, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo. Utilize nas preparações de doces e geleias e até como chá, que pode ser útil no auxílio da digestão. A fruta também tem propriedades diuréticas, além de equilibrar a taxa de açúcar no sangue, fazer aquele detox e aliviar o estresse", finaliza.

 

 

21/07/2017 - 06:28

Conecte-se

Revista Viva Mais