10 chás que vão te aquecer e ‘chapar’ a barriga

Aliados a exercícios físicos e a uma alimentação regrada, os chás podem ser um aliado poderoso na manutenção do peso

Redação Viva! Mais

 É de conhecimento popular que vários chás têm propriedades redutoras do apetite, e alguns até mesmo são fontes de oxidantes | <i>Crédito: iStock
É de conhecimento popular que vários chás têm propriedades redutoras do apetite, e alguns até mesmo são fontes de oxidantes | Crédito: iStock

Quer coisa mais gostosa do que uma xícara quentinha de chá no inverno? Além disso, a associação de uma alimentação saudável ao hábito de consumir chás pode potencializar ainda mais os ganhos à saúde, sobretudo para o emagrecimento e controle do peso. É de conhecimento popular que vários chás têm propriedades redutoras do apetite, e alguns até mesmo são fontes de oxidantes. Mas, atenção, na dúvida sobre o consumo, consulte seu médico ou nutricionista! Conheça um pouco mais os benefícios atribuídos às bebidas:


 

Alfafa: possui ação desintoxicante, por isso contribui para perda de peso e diminui a absorção de gordura com a redução dos níveis de colesterol. 



Camomila: com propriedades anti-inflamatórias, alivia dores de estômago e cólicas uterinas. Além disso, tem efeito antioxidante e é um calmante natural (melhorando a qualidade do sono) e previne acnes por seu efeito antisséptico. 



Capim Cidreira: tem efeito calmante que melhora a qualidade do sono, alivia dores de cabeça e cólicas. Ajuda também a reduzir os gases intestinais e é diurético, eliminando as impurezas do organismo e facilitando a redução da medida abdominal. 



Cavalinha: é uma fonte natural de antioxidantes, possui propriedades anti-inflamatórias e também diuréticas, acelerando o metabolismo e auxiliando na redução da oleosidade da pele, combatendo a acne e a flacidez, além de fortalecer e estimular o crescimento de cabelos e unhas.



Chá verde: acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso e circunferência abdominal. Ajuda a reduzir a glicose no sangue, além de ser rico em antioxidantes prevenindo doenças cardiovasculares, alguns tipos de cânceres e o envelhecimento precoce. 


 

Erva cidreira: possui propriedades que fortalecem o sistema imunológico, combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular. Quando associada aos tratamentos de problemas gástricos, melhora a digestão e reduz a formação de gases intestinais. 



Erva doce: tem efeitos diuréticos, e substâncias que ajudam a regular o ciclo menstrual e os hormônios. É uma fonte rica de antioxidantes, por isso ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e rugas. 



Hibisco: com ação diurética, reduz a formação de novas células de gordura no corpo, diminui o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), e ajuda a controlar a pressão arterial.



Hortelã: fonte de vitaminas do complexo B, é rico em cálcio, vitaminas, potássio, ferro e fósforo. Além disso, é diurético e ajuda a regularizar o funcionamento do estômago, reduz a acidez estomacal e os gases intestinais, combate a insônia, e alivia dores musculares. 



Sene: laxativo natural e redutor de apetite, contribui para a perda de peso e redução da absorção de gordura pelo organismo.

10/07/2017 - 08:50

Conecte-se

Revista Viva Mais