Vai casar? Descubra como economizar e ter o casamento dos sonhos

Decoração, vestido, festa, alianças...Tudo isso pode ficar mais barato do que você imagina!

Letícia Santiago 03/08/2017 - 14:37

Vai casar? Descubra como economizar e ter o casamento dos sonhos

Um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher é o casamento, porém ele também pode se tornar um pesadelo por conta dos gastos que envolvem a cerimônia. Promover uma festa de casamento é muito mais do que trocar alianças e receber os convidados, é necessário um planejamento que vai desde a escolha da cor da toalha de mesa até ao tipo de arranjo que será colocado na decoração. A notícia boa é que dá sim para ter o casamento dos sonhos gastando pouco, basta se planejar e pesquisar, essas são as palavras de ordem de Laís Ribeiro, do blog Casando Sem Grana. Ela explica que criar uma lista de tarefas e colocar no papel todas as pretensões para a cerimônia são os primeiros passos que o casal deve dar. "A primeira coisa que qualquer casal precisa fazer é a lista de casamento para saber quantos convidados terá, pois isso definirá tudo: quantos convidados, tamanho do local, tipo de cerimônia e obviamente vai dizer muito sobre os gastos. É muito diferente ter 50 ou 200 convidados, porque tudo se multiplica dependendo do número de convidados", explica Laís.

Faça você mesmo

A decoração é o ponto crucial de qualquer cerimônia de casamento, pois ela deixa o ambiente com a cara dos noivos. Uma opção para economizar é trabalhar no estilo faça você mesmo, ou seja, desenvolva a decoração, ou pelo menos parte dela, em casa."Tudo hoje existe na internet para aprender a fazer. Então, realmente não tem porque gastar com algumas coisas que podem ser feitas em casa. Acho que as principais coisas que podemos fazer são os arranjos, arranjos de mesa e dos noivos. Enfim, una a família para colocar a mão na massa, porque todo mundo trabalhando junto é a melhor forma de economizar", diz Lais.

Mini casamento: festa pequena e econômica

Mini wedding, ou melhor, mini casamento é um tipo de casamento que tem como principal objetivo diminuir o número de convidados e fazer a festa em um horário estratégico, sempre pensando em uma reunião bem íntima (e que dê pouco gasto, claro). "Principalmente se a cerimônia for diurna, pois você pode servir um brunch, que nada mais é do que um café da manhã",  afirma Laís.  Outra forma de economizar é adquirir cada serviço de um fornecedor diferente, assim você consegue ir atrás dos preços mais baixos do mercado. 

Guardar dinheiro para casar

"Primeiro é preciso adquirir o hábito de guardar dinheiro, se você não pode guardar muito dinheiro comece nem que seja com R$ 40, ao receber o salário já tire o dinheiro pra guardar. Tenha um objetivoo, pois assim você determina o quanto pode guardar por mês.Aconselho a guardar dinheiro em uma cooperativa de crédito, esse tipo de serviço está crescendo muito no Brasil, pois tem um rendimento muito bom de mercado", ensina o administrador financeiro Walter Eclache