Como assumir os cabelos grisalhos

Não basta simplesmente deixar de pintar. Conheça os cuidados com os fios grisalhos e como manter esse tom sempre bonito

Redação Viva! Mais

Não basta deixar de pintar o cabelo. Os fios grisalhos demandam cuidados especiais | <i>Crédito: Shutterstock
Não basta deixar de pintar o cabelo. Os fios grisalhos demandam cuidados especiais | Crédito: Shutterstock
 Para quem gosta de mudanças na aparência, uma das coisas mais prazerosas é cortar e tingir o cabelo, conforme o estado de espírito e o momento que se está vivendo. Em determinada fase da vida, assumir os fios brancos também pode ser uma opção. Especialmente quando eles representam mais da metade das madeixas, já que a raiz grisalha precisa de constantes retoques e é mais difícil de colorir.
 
Desfilar por aí usando um cabelo moderno que demonstra aceitação total dos sinais deixado pelo tempo requer coragem. Em determinada fase da vida, assumir os brancos também se tornam uma opção para dar uma repaginada no visual. Eles também são sinônimo de força, segurança e estilo, uma vez que quem os assume mostra que já sabe quem é por dentro, e por isso, pode brincar com o que tem por fora.
 
Mas não é simplesmente colocá-los à mostra. Existem técnicas e procedimentos básicos para assumir a cor natural dos fios e mantê-los sempre saudáveis e luminosos. Os hairstylists Kelly Risato e Ed Silva elencaram uma série de cuidados que vão da transição ao condicionamento do cabelo.
 
“O primeiro passo é sempre a transição. Há quem pense que pode ser um desleixo deixar a raiz grisalha aparecer”, comenta Ed Silva. “Para isso, sugerimos sempre um bom corte, alinhando modernidade com o perfil da cliente, ou ainda, uma gradação para o aparecimento total dessa nova cor”, completa.
 
“Ir clareando os fios aos poucos é uma opção para aquelas mais receosas. Trocar a tintura permanente pelo uso de tonalizantes vai permitir uma cobertura leve dos fios brancos, tornando mais suave a transição”, ressalta Kelly.
 
A perda da melanina traz interferência na elasticidade e na maciez do cabelo, por isso, os fios tendem a ficar mais ásperos e rebeldes. Quem resolve assumir o grisalho deve redobrar a atenção com hidratação e reposição de minerais para recompor a fibra e deixa-la sempre bonita e saudável.
 
Para neutralizar o aspecto amarelado, muito comum aos fios brancos, também é interessante usar, a cada 15 dias, um xampu específico, com pigmentos acinzentados ou violetas. Uma vez por mês, é recomendado aplicar máscaras hidratantes em casa ou no salão para garantir um cabelo mais macio e luminoso. E, se um dia enjoar dos do grisalho, voltar a tingir é sempre uma opção e os fios brancos funcionam bem tanto como cor de fundo para um loiro mais claro, como para mechas claras em um cabelo escuro.
 

18/03/2017 - 07:00

Conecte-se

Revista Viva Mais