A profissão da beleza: saiba tudo sobre o visagismo

O visagismo está crescendo no Brasil e as oportunidades na área são muitas

Gregory Prudenciano

Você sabe o que é visagismo? | <i>Crédito: Shutterstock
Você sabe o que é visagismo? | Crédito: Shutterstock
Construir uma imagem não é tarefa fácil. O simples corte de cabelo, alterações na forma ou cor não podem ser feitos sem um prévio estudo das formas do rosto, corpo e do estilo de vida de cada pessoa. A visagista Luisa Fleury, de 25 anos, se interessou pela área depois de já ter se formado em tecnologia em cortes. “Posso atuar em áreas como consultório de dentista, analisando próteses dentárias que façam harmonia com o rosto do paciente, com artistas plásticos, ajudando o paciente a escolher corretamente a cirurgia, como por exemplo, fazer plastica no nariz”, diz Luisa. 
Além de Luisa, convidamos o coiffeur Ed Silva, com vinte anos de experiência, para explicar um pouco da técnica.

Visagismo é... “o estudo que desenha um projeto de estética adequado às estruturas naturais e da expressão de uma pessoa.  A formação em visagismo permite a cabeleireiros do mundo todo as ferramentas necessárias para unir técnicas de corte e tratamentos para a construção de uma imagem Assim, produzimos com corte, mudança de cor e forma,  a imagem ideal para cada cliente.

Qual a diferença entre ir a um cabeleireiro e ir a um visagista? Tudo está relacionado com o olhar que o profissional aplica ao atendimento. O visagista está preparado para fazer uma leitura técnica e crítica dos elementos de forma e dos elementos psicológicos que estão envolvidos numa imagem. O conhecimento do significado desses elementos e a capacidade de reconhecê-los em todos os detalhes da imagem pessoal permitem compreender o que ela expressa e criar um estilo que realça as qualidades físicas e as melhores características do temperamento de uma pessoa.
 
Quais as áreas de atuação de um visagista? Como um especialista em construir imagens, o visagista pode ser encontrado em bons salões e espaços de beleza e tem atuação direta com produção e caracterizações de personagens para publicidade, televisão e cinema.
 
Como se formar em visagismo? É necessário já ter habilitação em cabeleireiro, com corte, técnicas de forma e cor. A Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, já oferece o curso cuja mensalidade fica na faixa dos 1100 reais. O criador das técnicas de visagismo é o brasileiro Phillip Hallawell. Por ano, geralmente em julho, é formada uma única turma. O curso específico tem custo girando em torno de R$5 mil reais, dura cinco dias e acontece em São Paulo. 

02/04/2017 - 07:00

Conecte-se

Revista Viva Mais