4 receitas com colágeno para turbinar sua saúde

Além da melhoria estética, a proteína ajuda na proteção de ossos e articulações

Redação Viva! Mais

O colágeno é o principal componente proteico da pele e dos ossos | <i>Crédito: Shutterstock
O colágeno é o principal componente proteico da pele e dos ossos | Crédito: Shutterstock

Não é de hoje que o colágeno é o queridinho das mulheres, principalmente aquelas que sonham com o corpo mais firme e uma pele mais jovem. Além dos benefícios estéticos, a famosa proteína também é responsável pela proteção dos ossos e articulações.

 A biomédica Natalie Lucasech explica: “O colágeno é uma proteína que o próprio corpo produz naturalmente. Com o avanço da idade, o organismo elabora cada vez menos, começando a cair por volta dos 30 anos,  diminuindo cerca de 1% a cada ano que passa. Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica, caindo para apenas 35%, em média. Sua principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente proteico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões”.

E é fácil perceber que de uns anos para cá, a procura pelo colágeno aumentou e hoje é possível encontrá-lo na composição de inúmeros alimentos, cosméticos e cápsulas de beleza. “Nas prateleiras de farmácias e supermercados existem produtos à base de colágeno como balas e bombons de diferentes formatos, águas aromatizadas, barrinha de cereais e até granola”, conta a especialista em saúde estética.

 Colágeno em pó ou em cápsula?

 “Para suplementação, a dica é optar pelo colágeno em pó e de preferência hidrolisado, pois a absorção é melhor e mais rápida. A versão em pó tende a ser mais concentrada”, afirma Natalie. Ela ainda sugere produtos enriquecidos com vitamina A, vitamina C e vitamina E, além de zinco, pois esses micronutrientes potencializam a síntese do colágeno, além de apresentarem ação antioxidante. Em casa, é possível adicioná-lo em pó em suco de frutas cítricas como limão, pois a mistura melhora a absorção da proteína no organismo.

 A biomédica indicou algumas receitinhas para potencializar a absorção e estimular a produção de colágeno que você pode fazer em casa, gastando pouco. Aproveite!

 

Gelatina com proteína extra

1 sachê (ou 2 col./sopa) de colágeno hidrolisado

1 litro de suco de uva integral sem açúcar

1 col.(sobremesa) de mel (ou adoçante)

 Modo de preparo:

 Dissolva o colágeno no suco de uva e leve ao fogo. Deixe ferver por 3 minutos. Espere esfriar, distribua em taças e leve à geladeira para endurecer.

 

Creme antirrugas – estimulante de colágeno

 20ml de óleo de coco

30ml de cera de abelha

Modo de preparo: Coloque ambos em banho-maria, para que comecem a se fundir pouco a pouco, e misture com a ajuda de uma espátula ou utensílio de madeira, cerâmica ou vidro. Quando estiverem totalmente mesclados, apague o fogo e imediatamente adicione o restante dos ingredientes:

5ml de óleo de rosa mosqueta

5ml de vitamina E

5 gotas de óleo essencial de gerânio (opcional)

5 gotas de óleo essencial de rosas (opcional)

 

Modo de preparo: Basta misturar bem e deixar esfriar. É recomendado conservar na geladeira para que dure por mais tempo. Se você vive em um lugar muito quente ou quer conservá-lo fora da geladeira, uma opção é acrescentar uns 10 ou 15ml a mais de cera de abelha. Se a preferência é por uma textura um pouco mais líquida, aumente um pouco a quantidade de óleo de coco e reduza a de cera de abelha.

 

Receita de suco de colágeno

 240 ml de suco de limão

1 cenoura

1 colher (sopa) colágeno em pó

1 colher (sopa) de levedura de cerveja

1 colher (chá) de geleia real

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. O  ideal é não coar, pois assim garante maior saciedade.


Aloe vera com mel

O aloe vera possui nutrientes para combater o efeito de pele frouxa. O ácido málico em gel extraído da planta ajuda a melhorar a elasticidade da pele e a combater a flacidez. Além disso, é um hidratante natural.Extraia o gel a partir de uma folha de aloe vera e passe no rosto e pescoço. Deixe por 15 a 20 minutos e depois lave com água morna.

Outra opção é misturar uma colher de sopa de gel de aloe vera e uma colher de chá de mel. Aplique isto sobre seu rosto e pescoço e deixe agir por 15 minutos. Lave também com água morna e, em seguida, espirre um pouco de água fria.

 

 

 

 

 

01/06/2017 - 09:59

Conecte-se

Revista Viva Mais