Sopas funcionais: quentinhas e saudáveis!

Confira abaixo duas sugestões de sopas e os benefícios que elas proporcionam

Redação Viva! Mais

Sopa de mandioquinha é ótima opção para os dias frios e ainda ajuda na restauração do sistema imunológico | <i>Crédito: Divulgação
Sopa de mandioquinha é ótima opção para os dias frios e ainda ajuda na restauração do sistema imunológico | Crédito: Divulgação

Inverno combina com comida, mas isso não quer dizer que você precisa comer tudo o que ver pela frente. Tem como aproveitar as delícias da estação e cuidar da saúde ao mesmo tempo. Uma ótima sugestão são as sopas funcionais, nutritivas e gostosas. Elaboradas pelo Chef Guilherme Romano da Boali, elas são ricas em nutrientes, têm baixíssimas calorias e podem ser servidas com semente chia e semente de linhaça.


 

Confira abaixo duas sugestões de sopas e os benefícios que elas proporcionam:

 

 

 

 

Sopa de Mandioquinha

226 kcal e rica em fibras

Rendimento – 3 porções

A sopa de mandioquinha tem batata e noz moscada em sua composição. Por ser funcional, oferece diversos benefícios, como ação anti-inflamatória; controle da pressão arterial e  frequência cardíaca, restauração do sistema imunológico e proteção das células, gengiva e dentes.


 

Ingredientes


  • 800 g de mandioquinha com casca em cubos pequenos 
  • 2 unidades de tomate sem pele e sem semente em cubos pequenos 
  • 6 colheres de sopa  de azeite extra virgem 
  •  2 dentes de alho picado finamente 
  •  2 unidades médias de cebola picada finamente 
  • 1 litro de água 
  • 4 ramos de cebolinha verde fresca 
  • 1 colher de café de noz moscada 
  • Pimenta do reino preta moída a gosto
  • Sal rosa a gosto

 


Modo de preparo

 

Doure a cebola e o alho no azeite, até levantar aroma. Em seguida adicione a mandioquinha e a água. Cozinhe com a panela tampada por aproximadamente 20 minutos ou até que a mandioquinha esteja desmanchando. Destampe a panela e deixe o líquido evaporar até que a sopa fique em consistência de creme. Adicione o tomate picado, a noz moscada e acerte o sal. Deixe mais 5 minutos cozinhando com a panela aberta. Depois de pronta, caso queira, bata no liquidificador. Acerte os temperos e sirva com a cebolinha.

 

 


 

Batata Doce e Frango Orgânico

184 kcal, rica em proteína

Rendimento -3 porções

Elaborada à base de batata doce, peito de frango orgânico, cebola, cebolinha, salsinha e cúrcuma (uma raiz da família do gengibre e uma das substâncias da natureza mais benéficas para a saúde humana). Benefícios: equilíbrio de carboidrato de baixo índice glicêmico e proteína; excelente para reconstituição muscular e fonte de energia que da sensação de saciedade.

 


Ingredientes

·  500g de peito de Frango em cubos pequenos 

·  600g de batata doce com casca em cubos pequenos 

·  2 unidades de tomate sem pele e sem semente em cubos pequenos 

·  6 colheres de sopa de azeite extra virgem  

·   1 colher de sopa gengibre ralado  

·  2 dentes de alho picado finamente  

·  2 unidades médias de cebola roxa picada finamente 

·  1 litro de água 

·  4 ramos de cebolinha verde fresca 

·  4 ramos pequenos de tomilho fresco 

· 1 unidade de limão tahiti  

· 1 colher de café de páprica doce  

· 1 colher de café de noz moscada 

· Pimenta do reino preta moída a gosto

· Sal rosa a gosto

 

Modo de preparo

 

Aqueça uma panela e doure no azeite o frango temperado com o gengibre, limão, páprica doce, sal e a pimenta preta. Acrescente a cebola e o alho e aguarde o aroma subir. Em seguida adicione a batata doce e a água. Cozinhe com a panela tampada por, aproximadamente, 20 minutos ou até que a batata doce esteja desmanchando e o frango desfiando. Destampe a panela e deixe o líquido evaporar até que a sopa fique em consistência de creme. Em seguida, adicione o tomate picado, o tomilho fresco, a cebolinha verde, a noz moscada e acerte o sal. Deixe mais 5 minutos cozinhando com a panela aberta. Depois de pronta, caso queira, bata no liquidificador.

 

04/08/2017 - 08:40

Conecte-se

Revista Viva Mais