Tire de letra a dinâmica de grupo!

Macetes para arrasar na etapa mais polêmica dos processos seletivos

Texto: Letícia Gerola

Tire de letra a dinâmica de grupo! | <i>Crédito: Shutterstock
Tire de letra a dinâmica de grupo! | Crédito: Shutterstock
O desemprego está grande e se destacar em todas as fases do processo seletivo é essencial para garantir a vaga no mercado de trabalho. A dinâmica de grupo é etapa obrigatória na seleção de várias empresas. “A vaga para a qual você se candidatou diz muito sobre o que o empregador procura na dinâmica. Mas, de forma geral, mente criativa, espírito de equipe e proatividade são qualidades sempre desejadas”, garante Rodrigo Buoro, coach e psicanalista. Aprenda a se dar bem nessa etapa!

Tranquilidade em alta
Capacidade de trabalhar sob pressão é característica quase obrigatória. Por isso, não demonstre nervosismo! “Nada de ficar mexendo a perna, estalando os dedos ou com postura torta. Ir com falas muito prontas também depõe contra: não ser espontânea causa nervosismo e o empregador costuma perceber”, explica o coach. A regra é respirar fundo e lembrar por que você é a candidata ideal para aquela vaga! Suas competências e habilidades vão aparecer de forma natural durante a dinâmica. “Estar tranquila é essencial também para entender a proposta! Senão, você pode interpretar errado a dinâmica e não entregar o resultado esperado”, alerta Bruno.

Atenção aos colegas
“Evite fazer da dinâmica uma briga por espaço. Participe da atividade ao lado dos outros concorrentes, e não contra eles”, orienta Bruno. Quem ignora a concorrência e quer falar sempre, atropelando os colegas, deixa claro que não sabe trabalhar em equipe! Preste atenção na proposta da dinâmica, espere sua vez de falar e ouça as ideias dos demais – isso sinaliza maturidade e passa a imagem de um líder.

Expert na empresa
Estudar a empresa ajuda na entrevista e na dinâmica de grupo. Saber os valores e a missão do seu contratante ajuda a entender o propósito da atividade feita na dinâmica e o perfil que estão buscando. As dinâmicas podem ser parecidas entre uma empresa e outra, mas as qualidades priorizadas pelo empregador mudam conforme o cargo! “Pesquise o trabalho que você vai realizar caso consiga a vaga; assim, fica mais fácil entender que habilidades serão avaliadas na atividade: precisa ser criativo? Comunicativo? Trabalhar em grupo? Então, foque nessas competências”, orienta Bruno.

Acerte na roupa e na atitude
Sentar no chão, ajoelhar e segurar outro candidato podem ser requisitos da dinâmica! Evite roupas apertadas, desconfortáveis e que dificultem sua movimentação. “O RH costuma informar se haverá atividades desse tipo, mas, para não errar, use peças sóbrias e discretas! Calça social, sapatilha ou salto baixo e uma camisa de manga longa sempre caem bem”. Também é essencial ter um português correto e sem gírias para não afastar seu contratante! “Evite falar mal do emprego anterior, expor demais a vida pessoal ou conversar paralelamente à dinâmica”, completa o especialista.

05/12/2016 - 12:16

Conecte-se

Revista Viva Mais