Pintando a casa: qual a tinta ideal?

Saiba como usar os diferentes acabamentos e garantir mais durabilidade às pinturas das paredes

Redação Viva! Mais

Como usar, por exemplo, uma tinta semibrilho ou acetinada? E para ambientes internos e externos, qual a mais durável? | <i>Crédito: iStock
Como usar, por exemplo, uma tinta semibrilho ou acetinada? E para ambientes internos e externos, qual a mais durável? | Crédito: iStock

Para ter um resultado perfeito na pintura de uma parede é preciso entender as diferentes técnicas de acabamentos. Como usar, por exemplo, uma tinta semibrilho ou acetinada? E para ambientes internos e externos, qual a mais durável? O Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo) criou a campanha Mais Cor para Sua Vida, em que explica as diferenças entre os acabamentos de tintas.

 

Semibrilho: É o produto com maior carga de brilho entre os látex/acrílicos. Tem como principais vantagens a lavabilidade e a durabilidade. Recomenda-se o uso em paredes devidamente niveladas, pois a presença do brilho revela as imperfeições.

 

Acetinado: Tem brilho intermediário, porém grande poder de lavabilidade. Não revela tanto as imperfeições das paredes como ocorre com o semibrilho e também não esconde tanto como os produtos de acabamento fosco.

 

Fosco: É o produto cujo acabamento não apresenta carga nenhuma de brilho. Indicado para superfícies que se encontram desniveladas, pois esconde as imperfeições. Trata-se de um acabamento com menor poder de lavabilidade na comparação com os acabamentos citados acima.

 

 

Acrílica ou esmalte?

Outra dúvida comum que costuma acometer os consumidores é sobre a tinta acrílica e a esmalte. Qual é a melhor indicação para estas? A tinta acrílica é solúvel em água e seca rapidamente. Sua fórmula contém resinas acrílicas que conferem maior impermeabilidade ao produto, o que a torna muito eficaz para pinturas externas. Para trabalhos em alvenaria, portanto, as tintas mais recomendáveis são a látex e a acrílica e o acabamento (semibrilho, fosco, acetinado) varia de acordo com a intenção de cada um e a situação da parede.

 

14/07/2017 - 07:08

Conecte-se

Revista Viva Mais