Descubra como fazer uma compra online com segurança

O que você deve fazer para adquirir serviços ou produtos em lojas virtuais sem susto, protegendo-se ao máximo contra eventuais fraudes

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Descubra como fazer uma compra online com segurança | <i>Crédito: Shutterstock
Descubra como fazer uma compra online com segurança | Crédito: Shutterstock
Quem nunca comprou pela internet um produto e ficou com medo de na foto ser uma coisa e ao vivo, outra? É verdade que as transações de comércio eletrônico melhoraram, ainda mais depois do Decreto nº 7.962, que complementa o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em vigor há três anos, ele traz várias regras a serem cumpridas por qualquer site brasileiro que ofereça produtos ou serviços – sob pena de multa de até R$ 3 milhões, caso suas determinações não sejam seguidas! “Na teoria, essas medidas já deveriam ser respeitadas, mas, como isso não acontecia na prática, o decreto veio para reforçar e dar mais ferramentas para os consumidores garantirem seus direitos”, diz Sonia Amaro, supervisora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Olho vivo e faça excelentes compras on-line.

Não leve gato por lebre
Todas as características do produto e da oferta devem estar claras. O site tem que mostrar:  Tudo sobre o produto – cor, modelo, dimensões, peso, voltagem, se precisa de outro item para funcionar...  
Disponibilidade (se tem estoque), prazo e forma (de entrega ou da execução do serviço) e formas de pagar, com o valor de cada um. 
Todas as taxas e despesas adicionais, incluindo entrega e seguros. O valor do frete geralmente é calculado depois, mas você tem que saber que existirá essa cobrança.

Direito de arrependimento
Você tem até sete dias, a partir da data da compra ou do recebimento do produto, para desistir da compra sem custo adicional. Os sites têm que mandar uma confirmação na hora em que receberem seu pedido de cancelamento. “Às vezes o consumidor cancela dentro do prazo, mas o site só responde depois dos sete dias”, explica a especialista. Não pode! O fornecedor do produto ou serviço também é obrigado a avisar imediatamente a instituição financeira responsável pelo pagamento.

De quem você está comprando
Todo site deve apresentar um endereço físico, com todas as informações necessárias para localizá-lo. É preciso mostrar também o nome da empresa responsável e o CNPJ. “Muitas vezes, a única forma de contato é a página do site, que pode sair do ar!”, diz Sonia. E tudo isso tem que estar já na homepage, viu?

Compra efetuada com sucesso. E agora?
A loja on-line é obrigada a disponibilizar o contrato (por e-mail ou em nova página no site). “O importante é o consumidor poder imprimir esse documento”, indica Sonia. A confirmação da compra deve ser enviada em seguida para o seu e-mail.

Compras coletivas têm mais regras
Indicar a quantidade mínima de consumidores para a oferta valer e também quantos já a compraram.  Mostrar o prazo para a utilização da oferta e para o agendamento.  Identificar o fornecedor do serviço: com nome, CNPJ, endereço e telefone da empresa.

09/12/2016 - 09:00

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