Conheça o clicker, uma forma eficiente de treinar seu cachorro

Método é bastante eficaz e ajuda a fazer seu dog mais obediente

Por Camila Mello, franqueada da Cão Cidadão

O clicker pode ser uma forma bastante eficiente de treinar seu cachorro | <i>Crédito: Shutterstock
O clicker pode ser uma forma bastante eficiente de treinar seu cachorro | Crédito: Shutterstock
Clicker? Mas, o que é isso? Clicker é uma ferramenta sonora produzida por um aparelho específico (o clicker) ou pela boca, utilizado para dar mais clareza aos condicionamentos pretendidos.
O clicker, em suma, é uma forma mais simples de mostrar ao animal que ele nos agradou, uma forma mais curta de dizer “muito bem”, “parabéns”, “você acertou”.
Depois de ouvir o click, o animal receberá a recompensa que deseja, seja um petisco, a sua atenção, a liberação para comer a refeição, isso significa que o clicker é uma recompensa secundária, uma vez que o que interessa mesmo ao animal são as citadas acima.
Para que a técnica seja realmente satisfatória, primeiramente o pet deverá entender o que significa o som emitido pelo aparelho ou pela boca. Para isso, você deverá repetir diversas vezes o som, sem, necessariamente, exigir um comportamento específico.
Você saberá que o animal entendeu o significado do clicker no momento em que, ao ser emitido o som, seu pet começar a procurar pela recompensa. Entretanto, não se espante se inicialmente o animal parecer estar entendendo e, em seguida, começar a se distrair. Isso é comum, já que ele pode estranhar o som que está sendo emitido e querer começar a procurar de onde vem o barulho.
Tendo percebido que seu pet entendeu o que é o clicker, usaremos a técnica para condicioná-lo a executar os comportamentos desejados. É muito importante que o clicker seja executado na hora exata em que o animal fez o comportamento pretendido, por exemplo: para ensinar o cão a sentar, devemos induzi-lo com o petisco em cima da sua cabeça e quando ele encostar o bumbum no chão fazemos o click e liberamos a recompensa.
É muito importante que tenhamos cuidado para não liberarmos a recompensa antes de termos emitido o som do clicker, lembrando que este é um indicador de acerto. 
Com o passar do tempo, vamos melhorando o poder do clicker, o que isso significa? Significa que poderemos começar a modelar o comportamento do animal, ou seja, ele passará a ouvir o clicker e receber a recompensa apenas quanto tiver executado um comportamento perfeito.
Importante ressaltar que devemos tomar cuidado para não tirar a sensibilidade do significado do som do objeto, isso quer dizer que não devemos emitir o som indiscriminadamente, isso pode fazer com que o pet se desinteresse em realizar um bom comportamento, uma vez que não receberá em seguida a recompensa.
Seguindo essas dicas, certamente você conseguirá do seu amigão os comportamentos desejados. Vamos tentar? Mãos ao clicker e bons treinos.

17/04/2017 - 16:39

Conecte-se

Revista Viva Mais