Como ensinar o cão a "ficar"

Aprenda como fazer seu cãozinho obedecer a esse comando

Por Ludmila Cristina Baldi, Bióloga e adestradora da Cão Cidadão.

Aprenda a fazer seu cachorro ficar quando você mandar | <i>Crédito: Shutterstock
Aprenda a fazer seu cachorro ficar quando você mandar | Crédito: Shutterstock
O adestramento como forma de resolver um problema comportamental ou como forma de preveni-lo exige um ponto de partida. Os comandos “Senta”, “Deita”, “Vem”, “Junto”, “Fica”, entre outros, são a porta de entrada para estabelecer a comunicação dos cães e dos humanos, e podem ser utilizados em diversas situações cotidianas, oferecendo ao cão um comportamento alternativo àquele que não é desejado (em vez de pular nas pessoas o cão aprende a sentar para receber carinho e atenção, por exemplo).
 
Ensinar comandos é uma atividade prazerosa e que favorece o bem-estar do animal e de toda família: o cão se exercita mental e fisicamente e se diverte obedecendo, já que sempre é recompensado (carinho, brincadeiras e petiscos) quando se comporta de forma esperada. A família recupera sua liderança de forma positiva e aprende a lidar com as situações que envolvem o pet da maneira mais acertada, garantindo um convívio harmonioso entre todos.
 
O comando “Fica” é muito utilizado em treinos de obediência e de ansiedade de separação, pois o cão aprende a esperar o momento certo para realizar algumas atividades e se torna menos dependente da presença do dono, perdendo, aos poucos, o medo de ficar sozinho.
 
Para ensinar este comando ao cão, é necessário seguir alguns passos:
 
1. Peça o comando “Senta” - Para ensiná-lo, pegue um petisco e deixe o cão farejar, eleve a mão de forma que ele incline o focinho para cima. Para alcançar o petisco o cão apoiará o quadril no chão. Neste momento, libere o agrado.
 
2. Com o cão sentado, espalme a mão e diga “Fica”. Dê um pequeno passo para trás e retorne, recompensando o cão com um petisco. Vá aumentando gradativamente os passos. Caso o cão se levante, diminua a distância dando a ele a oportunidade de acertar.
 
Treinar um cão exige paciência e amor. Não desista e não adie o treinamento. Caso sinta dificuldades ou note que o cão está errando bastante, regrida o treino e peça coisas mais simples antes de retomar o comando “Fica”, como o “Senta”, “Patinha” etc.
 
Não esqueça que a repetição leva ao sucesso e aproveite esses momentos para aumentar a comunicação e estreitar os laços de amizade e confiança com seu pet.

04/04/2017 - 07:00

Conecte-se

Revista Viva Mais