Como desacostumar o pet a dormir na sua cama?

Eles choram, raspam a porta e, numa mistura de impaciência e compaixão, os tutores cedem e acabam por reforçar esse comportamento

Por Ludmila Baldi, Bióloga, Msc. e adestradora franqueada da Cão Cidadão

É comum os filhotes chorarem nos primeiros dias, mas procure não ceder no momento do choro para que ele não aprenda a chamar atenção | <i>Crédito: Shutterstock
É comum os filhotes chorarem nos primeiros dias, mas procure não ceder no momento do choro para que ele não aprenda a chamar atenção | Crédito: Shutterstock

A relação entre o homem e os animais vem sendo construída e modificada há milhares de anos. Se antes os cães auxiliavam na guarda, na caça e no trabalho no campo, hoje são mais que animais de estimação e companhia, eles são considerados membros da família.

 

O “lugar de cachorro” deixou de ser o quintal e eles passaram a dividir a casa conosco e, o que é muito comum, dividem também nossas camas. Existem opiniões distintas acerca desse hábito. Alguns especialistas questionam as condições higiênicas e de saúde e a possibilidade de transmissão de doenças, outros afirmam que dormir com o pet pode trazer benefícios – conforto, segurança, alívio do estresse etc. De qualquer modo, é imprescindível que o seu cão esteja com todas as vacinas em dia e sempre limpo, a fim de garantir a saúde e o bem-estar de todos.


O que acontece com frequência é colocar o cão para dormir na cama enquanto filhote e depois de crescido ter dificuldade para ensiná-lo a dormir em outro local. Eles choram, raspam a porta e, numa mistura de impaciência e compaixão, os tutores cedem e acabam por reforçar esse comportamento. Se seu objetivo é ensinar o filhote a dormir na própria caminha ou desacostumar o pet a dormir na sua cama, fique atento:

1 - Se o cão for um filhote recém-chegado

Deve-se ter atenção especial com os filhotes. Eles acabaram de sair da presença materna e da ninhada diretamente para um ambiente desconhecido. Permita que ele explore a casa e não o deixe sozinho nas primeiras noites. Dormir próximo à família nesse período é saudável e ajuda o cão a se sentir seguro e se adaptar à nova vida.


Compre uma caminha confortável, coloque petiscos, ração, brinquedos e, se possível, traga o cheiro da mãe e dos irmãozinhos (passe um paninho ou uma manta no corpo da mãe e da ninhada, e forre a caminha).


É comum os filhotes chorarem nos primeiros dias, mas procure não ceder no momento do choro para que ele não aprenda a chamar atenção dessa forma. Contudo, dê muito carinho quando ele estiver calmo. Uma vez habituado, vá afastando a caminha aos poucos em direção ao local que o cão dormirá de forma definitiva. Neste momento, coloque uma roupa com seu cheiro e brinque bastante com o filhote antes de dormir, para que ele se sinta mais relaxado e tenha uma noite de sono tranquila.

 

2. Desacostumar o cão a dormir na cama

Se seu cão já tem o costume de dormir na sua cama é necessário paciência e persistência para ensiná-lo um novo hábito. Defina um novo dormitório para o pet e torne-o aconchegante e especial. Forre com roupas usadas que tenham o cheiro da família, direcione o pet para ela e dê bastante atenção nesse momento (crie um comando: diga “caminha” ou “vá para a caminha” e direcione/induza o cão a entrar; neste momento recompense-o com brincadeiras, petiscos, carinho etc).


Você pode deixar a caminha na sala por uns dias sempre incentivando o cão a usá-la e quando ele já estiver habituado, leve-a para o quarto. Não dê atenção se ele subir na cama, apenas retire-o e coloque-o novamente na caminha.


Com o tempo e as repetições ele aprenderá que aquele é o novo local de dormir. Se o intuito da família é que ele durma em outro cômodo, assim que ele estiver acostumado, vá afastando a caminha do quarto aos poucos.


Não dê broncas caso o cão chore ou tente subir na cama. Ignore os comportamentos indesejados e recompense o cão com carinho, petiscos e brinquedos toda vez que ele estiver na caminha. Os comportamentos que são incentivados tendem a se repetir e, desta forma, o cão aprenderá de forma agradável e terá prazer em dormir no novo local.

 

29/06/2017 - 06:57

Conecte-se

Revista Viva Mais