3 gambiarras que vão te fazer economizar água

Descobrimos três jeitos baratinhos que vão te fazer economizar um dinheirão com a conta de água

Redação Viva! Mais

Maneiras bem criativas de economizar água podem custar bem pouco | <i>Crédito: Shutterstock
Maneiras bem criativas de economizar água podem custar bem pouco | Crédito: Shutterstock

Um simples gotejamento não percebido em uma torneira pode representar a perda de 45 litros de água por dia. Como descobrir onde está o desperdício e economizar? O assunto é recorrente e importante para o planeta e para o bolso de muita gente. Para poupar não faltam soluções caseiras e curiosas. Leandro Censi, da Censi Sistemas Hidrossanitários, é especialista no assunto e alerta. “Às vezes pode até parecer mais fácil e econômico optar por soluções caseiras, mas com tantas novidades no mercado voltadas especificamente para ajudar a economizar e a identificar problemas, o ideal é que sejam instalados produtos que possuam certificação de qualidade e segurança. Eles efetivamente garantem esses benefícios com tranquilidade”, esclarece.

Mas e as tais gambiarras? Funcionam? O especialista listou algumas encontradas na internet.  

Garrafas PET que ajudam a economizar água da descarga. Com um clique na internet é possível encontrar como fazer isso. Basta encher uma garrafa PET com água, areia ou pequenas pedras, tampar e colocar dentro da caixa acoplada. Ela ocupará um espaço que seria da água e fará com que o equipamento encha mais rápido.


Com um copo cheio de água é possível descobrir vazamento na instalação interna. Feche o registro do hidrômetro. Abra a torneira e logo após o equipamento e espere toda a água escorrer. Coloque um copo cheio de água na boca desta torneira. Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.

Pó de café ajuda na identificação de vazamentos na válvula ou caixa de descarga. De tão simples parece mentira. Mas é verdade. “Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga”, conta Leandro Censi.


26/04/2017 - 07:00

Conecte-se

Revista Viva Mais