10 truques para evitar a faxina na casa

Apresentadora do programa Santa Ajuda, Micaela Goés conta em livro como dar jeito na bagunça

Tatiana Bandeira

O segredo é limpar um pouco por dia, para não deixar a bagunça tomar conta | <i>Crédito: Shutterstock
O segredo é limpar um pouco por dia, para não deixar a bagunça tomar conta | Crédito: Shutterstock

Quem nunca ficou com preguiça de encarar um balde e a vassoura e vááários cômodos da casa para limpar que jogue a primeira esponja. Mas calma, com um pouco de disposição você pode evitar perder muito tempo na faxina da casa. A organização, que garante a ordem e, porque não, a limpeza do lar doce lar, é uma capacidade que pode e deve ser desenvolvida. “Qualquer pessoa tem potencial para se tornar minimamente organizada, basta que abra espaço na sua vida para adquirir novos hábitos”, diz a apresentadora do programa Santa Ajuda, do GNT, que lançou livro de mesmo nome sobre organização doméstica (Globo Estilo, R$ 49,90).

Defensora que economia doméstica e organização pessoal deveriam ser matérias obrigatórias nas escolas, Micaela acredita que a capacidade de se organizar precisa fazer parte da formação do indivíduo para se tornar um hábito, assim como almoçar ou escovar os dentes. “Ser organizado não significa engessar sua vida. Ao contrário, é uma forma de ter mais liberdade. Uma vida mais organizada consome menos energia, diminui o desperdício, economiza dinheiro e faz com que você ganhe mais tempo para gastar como que realmente lhe dá prazer”, conta no livro.

Independentemente de por onde começar a dar jeito nos cômodos, se pelos quartos, cozinha, banheiro ou sala, Micaela adianta que para manter o cafofo funcionando nos trinques o segredo é tentar limpar um pouco por dia, para não deixar a desordem tomar conta (e a preguiça de limpar também!). É impossível não ter algum trabalho, mas para quem quer evitar o faxinão grandão, aquele que dá arrepios só de pensar e desejos de chamar alguém que faça pra você, Micaela dá dez dicas quentíssimas. Anota aí!

30/05/2017 - 08:58

Conecte-se

Revista Viva Mais