10 maneiras inusitadas de usar papel manteiga

Dá pra fazer rocambole, desenhos perfeitos e até pra forrar suas roupas! Descubra dez usos diferentes para esse utensílio

Letícia Gerola

Muito mais barato do que comprar um saco de confeiteiro, você pode fazer o seu próprio com o papel manteiga | <i>Crédito: iStock
Muito mais barato do que comprar um saco de confeiteiro, você pode fazer o seu próprio com o papel manteiga | Crédito: iStock

1. Receita
Nada de sujar uma tigela para cada ingrediente! Coloque um pedaço de papel manteiga do tamanho de um guardanapo aberto no pote que vai a farinha, o açúcar, o chocolate... Na hora de misturar aos líquidos na vasilha principal, é só adicionar todos e pronto: você só sujou uma vasilha.

2. Sobras
Você não precisa de mil tupperwares para guardar as sobras de comida – que aliás, dão uma bela louça depois. Basta recortar um pedaço de papel manteiga e juntar as pontas como se fosse uma trouxinha, colocar a comida dentro, e guardar na geladeira. Bem mais prático!

3. Sem sujeira
Diga adeus às fôrmas na hora da louça! Grandes e com restos grudados, fazem a maior sujeira. Na hora de assar tortas, carnes e vegetais, coloque papel manteiga com um pouco de azeite de oliva e embale a comida. Pronto: jantar delicioso e só talheres para lavar.

4. Microondas
Cubra potes e tigelas que você vai descongelar com um recorte de papel manteiga! Essa dica diminui o cheiro de comida que fica no microondas, porque impede micro partículas do alimento de espirrarem e se alojarem nas paredes do eletrodoméstico.

5. Bolos incríveis
Já pensou em fazer desenhos com açúcar encima do bolo em apenas segundos? Dobre o papel manteiga ao meio, como se fosse um origami, e recorte metade da figura desejada. Ela vai ser duplicada e você vai ter um buraco no papel na forma ideal! Depois, é só posicionar sob o bolo e polvilhar açúcar por cima. Como ele gruda bem menos do que outros papéis, não vai estragar o seu doce.

6. Confeitaria
Muito mais barato do que comprar um saco de confeiteiro, você pode fazer o seu próprio com o papel manteiga! Basta dobrar as extremidades formando um cone, como ensina o vídeo bit.ly/conedepapel. Então, é só comprar as biqueiras, encaixar na extremidade do cone começar a confeitar.

7. Presentes
Forrar o fundo das caixas de presentes com papel manteiga dá um toque refinado à lembrança! Se você está sem embalagens, pode usar o próprio papel manteiga na missão: embale o produto com duas camadas para não ficar transparente e amarre uma fita bem bonita. Como o papel é fininho, fica super delicado!

8. Desenhos
Copie desenhos complicados e cheios de detalhe primeiro no papel manteiga, para depois passar para a folha branca. Como ele é transparente, você consegue pegar todos as minúcias com precisão.  

9. Rocambole
Rocambole é uma receita simples, mas que exige habilidade na hora de enrolar. Ao invés de fazer isso encima de um pano, como ensinam muitas receitas, opte pelo papel manteiga! Além de fazer menos sujeira, impede que o bolo grude e afete o resultado final.

10. Gavetas
Forre o fundo de gavetas de calçados ou roupas com o papel manteiga! Especialmente as de madeira: o papel protege as roupas do contato direto com móvel, diminuindo a poeira e o cheiro de roupa guardada. 

15/05/2017 - 15:57

Conecte-se

Revista Viva Mais