10 maneiras incríveis de reaproveitar a borra do café

Ela serve de adubo, é aliada nos cuidados com a casa, com a beleza e pode virar até brinquedo para as crianças!

Redação Viva! Mais

A borra de café tem muitas utilidades que podem ser aproveitadas para o dia a dia no cuidado da casa | <i>Crédito: Shutterstock
A borra de café tem muitas utilidades que podem ser aproveitadas para o dia a dia no cuidado da casa | Crédito: Shutterstock
1) XÔ, BOLSAS
Se reparar, cremes para pôr fim ao inchaço debaixo dos olhos costumam conter cafeína. O seu acabou? Aproveite a borra de café. Quando ela estiver fria, aplique-a na região, deixando agir por 20 minutos.

2) FELINOS
Os gatos deixarão de achar que suas plantas são caixinhas de areia se você espalhar ao redor delas uma mistura de cascas de laranja com borra de café. De quebra, ajuda a fertilizar as plantas.

3) ARTE EM PAPEL 
Essa dica é para quem gosta de artesanato. Para produzir um efeito de papel antigo, mergulhe-o de um a dois minutos numa solução de água e borra de café. Deixe secar e retire o excesso.

4) ADUBO
Rica em nitrogênio, a borra de café é ótimo fertilizante, sabia? Misture uma parte de borra com dez partes de terra e coloque tudo no vaso. As plantas vão ficar uma beleza!

5) LIMPEZA PESADA 
O poder abrasivo da borra de café facilita o trabalho de tirar a sujeira e a gordura que teimam em ficar nas panelas e frigideiras. Na hora de lavar os utensílios, coloque um pouco de pó de café usado na esponja com detergente.

6) GELADEIRA 
Ninguém merece abrir a geladeira e sentir cheirinho ruim. Eliminá-lo é fácil, fácil: quando a borra de café estiver seca, coloque o pó num recipiente aberto, leve à geladeira e pronto!

7) CAÇA AO TESOURO 
Misture 1 xíc. (chá) de farinha, com 1 xíc. (chá) de borra de café, ½ xíc. (chá) de sal, ¼ xíc. (chá) de areia e coloque aos poucos 1 xíc. (chá) de água. Amasse bem. Envolva brinquedos com ela e espere as pedrinhas secarem por quatro dias. Quebre-as com um martelo no dia da brincadeira. 

8) MOBÍLIA 
Disfarce arranhões em móveis de madeira escura aplicando um pouco de borra de café úmida com um cotonete sobre eles. Deixe secar de cinco a dez minutos e lustre com um pano limpo de algodão.

9) ESFOLIANTE NATURAL 
O pó de café ajuda a remover as células mortas, deixando a pele macia. À borra adicione um pouco de óleo de coco e gotas de essência de baunilha. Aplique nas mãos, pernas e pés. Teste antes numa pequena área.

10) NA COZINHA 
Para tirar o cheiro de alho e cebola das mãos, após cortar os ingredientes, esfregue a borra de café nos dedos. Lave as mãos e… problema resolvido!

24/02/2017 - 09:00

Conecte-se

Revista Viva Mais